O “Itinerário do Blog” e o “Itinerário do Papa”

O conteúdo será oferecido em análises factuais das ações e palavras do papa e da Igreja, entrevistas e resenhas sobre materiais publicados sobre esses assuntos. A história e motivação da criação do blog e um pouco mais da sua proposta podem ser conhecidas no link PROJETO. Por acompanhar esta rotina, é importante comentarmos sobre o itinerário do papa, pois é a partir dele que serão publicados os conteúdos.

A agenda papal é composta basicamente por compromissos públicos e privados, além, é claro, dos momentos pessoais do líder religioso. Durante uma semana normal no Vaticano, o papa aparece publicamente aos fiéis duas vezes: no domingo e na quarta-feira. A programação é cancelada todas as vezes em que o papa sai em viagens apostólicas. Além dessas duas datas fixas, podem haver inclusões na agenda pública do Vaticano.

No domingo, o pontífice vai até a tradicional janela dos aposentos papais, deixa a sua mensagem ao mundo e saúda alguns fiéis de línguas estrangeiras (ao italiano). Esse pronunciamento, geralmente breve, é marcado pelo posicionamento de crítica social, já que essa é uma das poucas vezes em que o papa não tem a obrigação de refletir sobre algum texto religioso. Depois, recita a oração do Angelus Domini (O anjo do Senhor) e concede a benção apostólica. No tempo pascal, a oração é trocada pelo Regina Coeli (Rainha dos céus). Para nós brasileiros, a aparição dominical é famosamente reportada a noite, no Fantástico, mas ela se dá às 5 horas da manhã no horário de Brasília e 10 da manhã na hora local.

Já na quarta-feira, o papa se reúne com os fiéis na Praça São Pedro ou na Sala Paulo VI para uma audiência chamada de Catequese. A Catequese com o papa consiste em um verdadeiro encontro de estudo e reflexão sobre um tema ou leitura bíblica escolhido pelo pontífice. Nessa ocasião o papa também saúda os estrangeiros (do italiano) e concede a benção apostólica. A Catequese inicia mais cedo, às 9h30 da manhã em Roma, 4h30 no Brasil, pois é costume dos papas passar pelos corredores para cumprimentar e abençoar as pessoas.

Os compromissos privados no Vaticano se resumem nas audiências pontifícias  e, no caso do papa Francisco, as missas matinais na Casa Santa Marta. As audiências privadas concedidas pelo papa, como autoridade política e religiosa atendem aos membros da sua Igreja e também aos líderes políticos de diversas nações, autoridades religiosas cristãs e de outras religiões. Além das audiências, o papa Francisco desejou que suas missas diárias se tornassem abertas, por isso transferiu as celebrações para a capela da Casa Santa Marta e o serviço de imprensa publica diariamente suas homilias e reflexões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s