Resenha: Papa Francisco: o papa de todos

O PAPA PORTENHO E SEU PONTIFICADO |

Ninguém melhor do que os próprios argentinos para falarem de Bergoglio, o papa Francisco. Um cardeal nascido em Buenos Aires, torcedor do San Lorenzo de Almagro, tornado arcebispo de sua cidade e um orgulhoso amante de sua nação. Essa é a proposta da Video Brokers ao produzir um documentário que apresente ao mundo Jorge Mario Bergoglio, tornado pontífice da Igreja.

O documentário abre com a história da vinda da família Bergoglio da Itália para a Argentina e traça um perfil biográfico do papa. Seu perfil é construído em meio a entrevistas com pessoas ligadas ao papa e áudios e vídeos de homilias proferidas no arcebispado de Buenos Aires. Entre os entrevistados estão muitos argentinos que conviveram durante os mais de 20 anos de episcopado da capital como o rabino Abraham Skorka (juntamente com Bergoglio, autor do livro Entre o céu e a terra), o padre Pepe Di Paola e sua biógrafa Francesca Ambrogetti. Entre os não portenhos temos apenas os dois padres jesuítas Antonio Spadaro (editor de La Civilità Cattolica) e Federico Lombardi (Chefe da Sala de Imprensa do Vaticano).

A narrativa projeta o pontificado de Francisco ao observar a conduta de Bergoglio como arcebispo de Buenos Aires. Um bispo de humilde autêntica, próximo ao seu povo, incentivador das devoções, combativo na busca por maior justiça social e respeitador das demais confissões cristãs e religiosas. Contudo, é justamente essa a maior reclamação de seus críticos: de que o papa não pode administrar a Igreja universalmente da mesma forma que comandava uma arquidiocese latino-americana.

Se esta conduta pode trazer problemas para Francisco ser, de fato, o papa de todos ainda é cedo para se dizer, mas os relatos são originais e interessantes para que se comprove a singularidade do atual líder da Igreja Católica. Com duração de aproximadamente uma hora, recomendo assisti-lo no áudio original em espanhol, porque a narração e tradução para o português apresentam algumas falhas grosseiras. A edição especial de colecionador traz um bonito poster do papa Francisco.

FICHA TÉCNICA

Título: Papa Francisco: o papa de todos

Título original: Papa Francisco: el papa de todos

Gênero: Documentário

Ano: 2013

Duração: 60 minutos

Produção: Video Brokers

Nacionalidade: Argentina

Autor: Thiago Caminada

Jornalista, Mestre em Jornalismo (UFSC). Coordenador do "Olhar Vaticano". Assessor de comunicação, servidor público de carreira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s