Resenha: Papa Francisco: o papa de todos

O PAPA PORTENHO E SEU PONTIFICADO |

Ninguém melhor do que os próprios argentinos para falarem de Bergoglio, o papa Francisco. Um cardeal nascido em Buenos Aires, torcedor do San Lorenzo de Almagro, tornado arcebispo de sua cidade e um orgulhoso amante de sua nação. Essa é a proposta da Video Brokers ao produzir um documentário que apresente ao mundo Jorge Mario Bergoglio, tornado pontífice da Igreja.

O documentário abre com a história da vinda da família Bergoglio da Itália para a Argentina e traça um perfil biográfico do papa. Seu perfil é construído em meio a entrevistas com pessoas ligadas ao papa e áudios e vídeos de homilias proferidas no arcebispado de Buenos Aires. Entre os entrevistados estão muitos argentinos que conviveram durante os mais de 20 anos de episcopado da capital como o rabino Abraham Skorka (juntamente com Bergoglio, autor do livro Entre o céu e a terra), o padre Pepe Di Paola e sua biógrafa Francesca Ambrogetti. Entre os não portenhos temos apenas os dois padres jesuítas Antonio Spadaro (editor de La Civilità Cattolica) e Federico Lombardi (Chefe da Sala de Imprensa do Vaticano).

A narrativa projeta o pontificado de Francisco ao observar a conduta de Bergoglio como arcebispo de Buenos Aires. Um bispo de humilde autêntica, próximo ao seu povo, incentivador das devoções, combativo na busca por maior justiça social e respeitador das demais confissões cristãs e religiosas. Contudo, é justamente essa a maior reclamação de seus críticos: de que o papa não pode administrar a Igreja universalmente da mesma forma que comandava uma arquidiocese latino-americana.

Se esta conduta pode trazer problemas para Francisco ser, de fato, o papa de todos ainda é cedo para se dizer, mas os relatos são originais e interessantes para que se comprove a singularidade do atual líder da Igreja Católica. Com duração de aproximadamente uma hora, recomendo assisti-lo no áudio original em espanhol, porque a narração e tradução para o português apresentam algumas falhas grosseiras. A edição especial de colecionador traz um bonito poster do papa Francisco.

FICHA TÉCNICA

Título: Papa Francisco: o papa de todos

Título original: Papa Francisco: el papa de todos

Gênero: Documentário

Ano: 2013

Duração: 60 minutos

Produção: Video Brokers

Nacionalidade: Argentina

Anúncios

Comentários

Um comentário em “Resenha: Papa Francisco: o papa de todos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s