O pontificado de Francisco sob a luz de uma charge

Analisar algo complexo como o pontificado do papa Francisco com o olhar em uma charge parece uma atitude reducionista. Entretanto, o humor tem o poder de fazer refletir sobre as coisas de forma diferente. Por isso, apesar da simplicidade da figura acima, convido à reflexão.

catholicism
Chato News

A imagem retrata dois padres que vinham pintando com letras pretas a palavra catolicismo em um muro branco. Os dois em oposição ao papa, vestido com sua batina branca característica, trazendo várias latas de tinta em cores diferentes. Enquanto os padres olham desolados e perplexos para “o chefe”, Francisco parece caminhar tranquilamente com um leve sorriso. Tudo indica que os padres terão que recomeçar o serviço e, desta vez, de uma forma diferente do habitual.

A charge retrata com humor e sutileza a “resistência” interna enfrentada pelo atual pontífice, em virtude de sua nova forma de conduzir a Igreja. As resistências partem de uma Igreja que ainda conserva raízes pré-conciliares e isso acontece não como um ato de retrocesso ou fundamentalismo. Os padres e bispos resistem por diversos motivos: porque acreditam estar cumprindo com sua missão, porque foram ensinados a isso, porque têm medo de mudar, porque confundem tradição com conservadorismo, ou porque não sabem fazer diferente.

É assim que Morris West retrata os altos clérigos da Cúria Romana em seu romance (resenha do As Sandálias do Pescador aqui), um grupo de velhos homens que se opõe ao papa não por odiá-lo, nem por querer seu fracasso. Ao contrário, os cardeais se sentem guardiões da Igreja e sua resistência é a salvaguarda daquilo que acreditam, rezam e vivem.

Francisco é um papa à frente de seu tempo e prepara a Igreja para o século XXI. O que falta aos sacerdotes, melhor dizendo aos futuros sacerdotes, é uma formação mais plural e atenta às necessidades da Igreja e da vida do povo. Por isso, é preciso que o papa siga com suas reformas para que elas passem também pelas estruturas formativas e seminários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s