Francisco viaja à Cuba e Estados Unidos para cultivar a semente plantada

O papa Francisco já se encontra em terras cubanas e nos próximos dias viaja para os Estados Unidos da América. E fica evidente a relação construída, por duas vezes, pelo líder católico entre Cuba e EUA. A primeira vez, de forma discreta na intermediação das negociações que culminaram na retomada de relações políticas, diplomáticas e econômicas entre os dois países. A outra, de forma mais simples, em aproveitar a viagem já programada para os EUA e antecipá-la para uma estadia na ilha cubana.

Essa viagem tem um caráter de continuidade e de fiscalização. O papa Francisco lançou a semente por cima dos muros do Vaticano e elas caíram em terras caribenhas e norte americanas. Agora, como bom semeador, vai a esses campos ver a semente plantada e cultivá-la para que não morra e possa dar bons frutos.

Sobre esses frutos, não será o argentino de 78 anos residente no menor país do mundo que colherá ou desfrutará dos benefícios. A semente florescerá, dará boa sombra e bons frutos para cubanos e estadunidenses, muito mais para os primeiros. Assim como João Paulo II auxiliou no período de abertura da União Soviética, agora é Francisco quem ajuda a abrir o país latino. Isso significa maior dignidade ao povo cubano e aos perseguidos políticos nos dois lados. Esses e outros frutos que estão por vir serão desfrutados por muitos anos. Para os de fé, é crer para ver e, para os não crentes, ver para crer.

Autor: Thiago Caminada

Jornalista, Mestre em Jornalismo (UFSC). Coordenador do "Olhar Vaticano". Assessor de comunicação, servidor público de carreira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s