As viagens dos papas ao Brasil

UM SÓ BRASIL E MUITOS PAPAS EM SUA HISTÓRIA

Quantas vezes os papas estiveram no Brasil? Em uma pesquisa inicial, o resultado é de cinco viagens papais realizadas por três pontífices. No entanto, as terras brasileiras acolheram cinco papas em 11 ocasiões diferentes. A divergência nos números é por causa do objetivo da passagem e no fato do visitante já ser o líder máximo da Igreja ou não.

[Os trechos em itálico foram alterados ou incluídos para tratar da visita de João Paulo I, de acordo com a contribuição do leitor.]

A conta é simples. Eugenio Pacelli, Pio XII, esteve no Brasil enquanto ainda era cardeal. Albino Luciani veio a este país para a dedicação de um santuário. São João Paulo II pousou em território brasileiro para voar até a Argentina, além das três visitas oficiais. Já o cardeal Ratzinger veio duas vezes como Prefeito da Congregação para Doutrina da Fé antes da visita como Bento XVI. Por fim, Bergoglio esteve na Conferência de Aparecida para depois vir na Jornada Mundial da Juventude como papa Francisco.

O primeiro papa no Brasil, mesmo sem ser
Em 1934, o então secretário do Estado do Vaticano, cardeal Eugenio Pacelli, esteve em Santos, São Vicente, Rio de Janeiro e Salvador. O cardeal romano veio até a América do Sul para participar de um evento teológico na Argentina e, antes de voltar à cidade eterna, esteve em uma chácara do Mosteiro São Bento (confira matéria do G1 sobre a estadia) e foi até recebido pelo presidente Getúlio Vargas no Palácio do Catete.

O patriarca de Veneza seria o papa sorriso
Quando ocupava o patriarcado de Veneza (nome dado ao arcebispo da diocese italiana) Albino Luciani, futuro João Paulo I, esteve em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Em 1975, participou da inauguração do altar monumento do Santuário Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Na época, o arcebispo da diocese gaúcha era Dom Ivo Lorscheiter, primo do cardeal brasileiro Aloísio Lorscheider.

João de Deus, um viajante em terras brasileiras
Depois de Pio XII, passaram-se três papas e 46 anos até a chegada de São João Paulo II à Brasília. Trinta de junho de 1980 marca a primeira visita oficial de um papa ao Brasil. Durante o período de reabertura política na Ditadura Militar, o santo polonês visitou 14 cidades em 12 dias. Nessa primeira vinda ao Brasil, o povo cantou emocionado “A benção João de Deus!”. O Memória Globo traz um resumo interativo da visita histórica. As mensagens e homilias estão disponíveis no site do Vaticano.

Em 1982, a caminho da Argentina, o papa fez uma escala no Rio de Janeiro e concedeu entrevista dentro do avião. O fato não é considerado uma viagem apostólica oficial, pois o pontífice sequer saiu da aeronave (Leia aqui o discurso). Já em 1991, João de Deus retorna ao Brasil para 10 dias de visita em 10 cidades. Na primeira estadia, São João Paulo II priorizou as cidades de maior concentração populacional. Desta vez, seu foco foi o Nordeste e Centro-Oeste brasileiro. Confira as saudações, mensagens e homilias.

Depois de 17 anos da primeira visita oficial ao Brasil, o santo e papa retorna para o  Encontro Mundial com as Famílias em 1997. Aos 77 anos e com quase 20 de pontificado, Wojtyla já apresentava os sintomas do Parkinson e esteve só na cidade do Rio de Janeiro por apenas quatro dias. As mensagens do encontro e outros pronunciamentos também estão disponíveis no site da Santa Sé. O Rio de Janeiro se tornou a cidade em que o pontífice mais esteve, não à toa nesta última estadia o pontífice declarou a famosa frase: “Se Deus é brasileiro, o papa é carioca”.

De inquisidor a animador da juventude
Como prefeito da Congregação da Doutrina da Fé, Joseph Ratzinger, veio ao Brasil duas vezes com o mesmo intuito: combater a Teologia da Libertação. Em 1985, o foco era Leonardo Boff, na época, frei franciscano silenciado pelo próprio cardeal alemão, como líder da proposta teológica de influência marxista. Na segunda ocasião, o purpurado lecionou um curso de teologia no Rio de Janeiro, em 1990. Os detalhes das passagens do bávaro pelo Brasil ainda como cardeal foram assunto da matéria do O Globo.

A terceira visita de Ratzinger, única como Bento XVI foi em 2007. Durante seis dias, o alemão esteve em São Paulo para um encontro com os jovens e a canonização de Frei Galvão. A viagem encerrou com a abertura da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, em Aparecida. As imagens e os discursos da viagem estão disponíveis no site oficial do Vaticano.

O papa de Aparecida
A relação de Jorge Bergoglio com Nossa Senhora é de uma devoção singular. Ao falar do papa Francisco no Brasil é impossível não falar da Virgem de Aparecida. Em 2007, a visita do papa Bento no Santuário Nacional marcou também a presença dos dois papas ainda vivos em terras brasileiras. O cardeal argentino participou da Conferência e foi um dos líderes na composição do Documento de Aparecida.

Em 2013, o argentino chegou ao Brasil como bispo de Roma para oito dias de viagem apostólica. Antes de se encontrar com os jovens de todo o mundo na Jornada Mundial da Juventude, Francisco foi ao Santuário Nacional de Aparecida e se tornou mais um peregrino emocionado aos pés da Mãe Morena. Vídeos, fotos e pronunciamentos podem ser acessados no site da Santa Sé.


Depois de tantas recordações fica a pergunta: quando será a próxima vez que um papa voltará ao Brasil? O papa Francisco virá novamente? Infelizmente, para nós brasileiros, não existe previsão do retorno de Francisco ao Brasil ou de uma viagem futura de um eventual novo papa. As viagens apostólicas papais são definidas pelo Pontífice e não existe uma obrigatoriedade para elas. Na história da Igreja, os papas passaram séculos sem sequer sair dos muros da Cidade-Estado do Vaticano. Pio XII em 1943 foi o primeiro papa a sair dos territórios vaticanos desde a Idade Média para ajudar o romanos bombardeados na Segunda Guerra Mundial. Já Paulo VI, recebeu o título de Papa Peregrino por ser o primeiro a visitar os cinco continentes.

Anúncios

Comentários

3 comentários em “As viagens dos papas ao Brasil”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s