Resenha: Francisco: a vida e as ideias do papa latino-americano, de Andrea Tornielli

UM LIVRO EM TEMPO RECORDE |

Quarenta e dois dias separam a eleição do papa Francisco, em 13 de março, do lançamento do livro “Jorge Mario Bergoglio: Francesco insieme”, no original italiano, em 24 de abril de 2013. Isso significa que o livro foi pensado, escrito, revisado, editado, impresso e lançado em seis semanas. Publicar um livro sobre o novo e surpreendente papa com notável apuração histórica e jornalística seria impossível para muitos escritores, mas não para Andrea Tornielli, vaticanista coordenador do Vatican Insider. Impulsionada pela popularidade do novo pontífice, meses depois já se contava com uma edição brasileira da obra.

O livro é uma análise dos primeiros passos de Francisco e um prognóstico de seu pontificado pelo olhar de um dos maiores especialistas em coberturas no Vaticano. Tornielli tem experiência para escavar fontes documentais e influência para extrair informações de fontes confidenciais para reconstruir os acontecimentos circundantes ao conclave. E, assim, construir um perfil de Francisco.

Leia também: Resenha: O homem que não queria ser papa, de Andreas English

As bases da obra são as entrevistas concedidas pelo cardeal argentino ao Vatican Insider; um livro escrito pelo próprio Bergoglio em parceria com o rabino chefe de Buenos Aires Abraham Skorka, intitulado “Entre o céu e a terra”; o livro de entrevista biográfica “O jesuíta”, escrito por Sergio Rubin e Francesca Ambrogetti; e os primeiros discursos, homilias e pronunciamentos do novo bispo de Roma.

Com mais de 140 páginas, os primeiros dos 11 capítulos narram a eleição de Francisco e as circunstâncias históricas e factuais da renúncia de Bento XVI. A obra se desenvolve traçando um perfil do novo papa através de momentos marcantes de sua vida. Entretanto, seu clímax está nas projeções para o novo pontificado que se anunciava em seus primeiros dias. A edição brasileira do livro conta com um encarte central de oito páginas com 14 fotografias coloridas e em preto e branco. Reúne desde retratos de família até o primeiro encontro de Dilma Rousseff, presidente do Brasil, com o papa em sua missa inaugural de pontificado.

O valor da edição e a competência de Tornielli se provam quando no capítulo “Como será o novo papa?” são abordadas algumas das questões mais debatidas dentro da Igreja e nos meios de comunicação nesses últimos dois anos. O jornalista italiano projeta uma reforma na Cúria Romana, a discussão sobre os divorciados e a aproximação do líder católico aos outros líderes cristãos e religiosos. Questões levantadas por Francisco na criação de um grupo de cardeais específicos para trabalhar na reforma da cúria, convocação o Sínodo para a Família e os diversos encontros oficiais e oficiosos com líderes de outras igrejas e religiões. Alguns caminhos de mudança se abrem, mas não na urgência e efetividade que se esperavam.

FICHA TÉCNICA
Título: Francisco: a vida e as ideias do papa latino-americano
Título Original do Italiano: Jorge Mario Bergoglio: Francesco insieme
Autor: Andrea Tornielli
Tradutoras: Regina Cony e Maria Nilva Pereira
Editora: Planeta
Ano: 2013 (1ª Edição)
Páginas: 230

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s