Os mandamentos são a radiografia de Cristo, diz papa Francisco

Na Audiência Geral desta quarta-feira (28), o papa Francisco encerrou as reflexões sobre os Dez Mandamentos. Essa foi a 14ª catequese sobre o tema. Na Sala Paulo VI, o bispo de Roma cumprimentou os fiéis e resumiu o decálogo com uma radiografia de Jesus Cristo. Através dele, podemos ver o Filho de Deus.

Em Jesus, o decálogo deixa de ser uma condenação para ser uma abertura à obra do Senhor. Ao observar a aliança feita nos mandamentos, o papa disse que “Deus não pede nada, antes de ter dado muito mais” e através da sua lei “nos convida à obediência”.

Francisco classifica a gratidão e obediência aos mandamentos como uma vida livre em Deus de fidelidade, generosidade e autenticidade. A vida fiel ao decálogo é uma reconciliação com nossa vida, nos faz adultos, segundo o pontífice.

Para a abertura a essa obediência e fidelidade, precisamos de um coração novo, diz o papa Francisco orienta sobre “desejos novos que nos são semeados pelo Espírito Santo”. Desejar segundo o Espírito é a fonte de bons desejos e nos ensina a viver a alegria de ser amado e a alegria de Deus em nos amar.

Leia as palavras aos fiéis de língua portuguesa:

Dirijo uma cordial saudação aos peregrinos de língua portuguesa aqui presentes. Ao concluir o Ano Litúrgico, somos convidados a ir ao encontro de Jesus, que nos espera em cada dia nos sacramentos, na oração e no próximo, sobretudo nos mais necessitados. Que Deus vos abençoe!

Créditos: Vatican News/Facebook.

Autor: Thiago Caminada

Jornalista, Mestre em Jornalismo (UFSC). Coordenador do "Olhar Vaticano". Assessor de comunicação, servidor público de carreira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s