Papa Francisco inicia novo ciclo de catequeses com o tema Pai-Nosso

O papa Francisco iniciou, nesta quarta-feira (05), um novo ciclo de catequeses. Depois de refletir sobre os mandamentos, o santo padre irá falar sobre o Pai-Nosso. O pontífice retoma os grandes temas do Catecismo da Igreja Católica.

Depois da leitura bíblica, em que os discípulos pedem a Jesus “ensina-nos a rezar”, o papa apresentou Jesus como um homem de oração. Um Messias original, além da urgência e das expectativas das pessoas que o procuravam. Nas palavras de Francisco, “Jesus é o Deus próximo, o Deus que liberta”.

O santo padre refletiu sobre o caminho de oração, a passagem de Jesus Cristo pela Terra. “Jesus rezava com intensidade dos momentos públicos compartilhando a liturgia do seu povo, mas também procurava lugares separados do barulho do mundo que permitissem descer no segredo da sua alma”, disse Francisco.

No tempo do Advento, o papa indicou aos fiéis na Sala Paulo VI que imitassem a Jesus, mas antes imitassem aos discípulos e repetissem o pedido: ensina-nos a rezar. Francisco advertiu que “o primeiro passo para rezar é ser humilde” e também que “o Senhor escuta a oração humilde”. Para o papa, essas indicações são a chave para os fiéis rezarem melhor.

Autor: Thiago Caminada

Jornalista, Mestre em Jornalismo (UFSC). Coordenador do "Olhar Vaticano". Assessor de comunicação, servidor público de carreira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s