Papa apresenta o Pai-Nosso como oração dos clamores humanos

O Papa Francisco, na audiência desta quarta-feira (12), explicou aos fiéis sobre a intimidade e a humanidade trazida por Jesus na oração do Pai-Nosso. Os fiéis na Sala Paulo VI, em Roma, ouviram as palavras do Santo Padre sobre a relação de proximidade com Deus ao chamá-lo amorosamente de “Pai, Papai”.

O pontífice apresentou o Pai-Nosso como uma oração enraizada na realidade humana. “Onde há alguém passando fome”, sempre há o questionamento“por quê?!”. Para Francisco, Jesus não quer anestesiar o homem, mas “quer que cada sofrimento e inquietação humana se torne um diálogo ao céu”. Como um grito, como gemidos de um recém-nascido, a oração se compara aos pedidos do cego que gritava por sua cura no Evangelho.

O papa expressou mais uma vez sua preocupação com a dor, a fome e todas as mazelas humanas. Essa é uma das principais marcas de seu pontificado: a preocupação com os pobres. Não somente em gestos de caridade, mas em críticas contumazes nas homilias e pronunciamentos.

O Santo Padre ainda classificou o Pai-Nosso com “uma oração breve, mas audaz”. Nas palavras de Francisco, se não fosse Jesus, ninguém se proporia a rezar desta forma. O mestre ensinou aos seus discípulos a se colocarem em confidência, se aproximarem de Deus. O papa disse aos fiéis para se colocarem diante do Senhor o chamando de Pai, com confiança de filhos. Também nas horas de dificuldade a questionarem “O que o Senhor me fez?”.

O papa Francisco incentivou a todos a buscarem a Deus, pois “Ele nos entende e nos ama tanto”. Ao final, saudou os fiéis de Língua Portuguesa:

“Uma cordial saudação aos peregrinos de língua portuguesa, particularmente aos fiéis de Braga, Nova Oeiras, São Julião da Barra e aos membros da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, de coração desejo a todos um tempo do Advento cheio de luz, pedindo à Virgem Maria, Mãe de Deus e da Igreja, para ser a estrela que protege a vida das vossas famílias. Que Deus vos abençoe!”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s