JMJ Panamá 2019: Papa Francisco celebrará uma jornada mariana em meio ao seu povo

O papa Francisco se prepara para sua 26ª viagem internacional e sua terceira Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O Santo Padre embarca na próxima quarta-feira (23) de Roma para o Panamá. Além dos compromissos ligados à juventude, o Bispo de Roma se encontrará com autoridades e bispos da América Central. Também presidirá uma liturgia penitencial em um presídio (25) e a missa de dedicação do altar da Catedral Basílica de Santa Maria la Antigua (26).

A agenda completa do Papa foi publicada pelo Vaticano no dia 20 de novembro. Mas o que esperar de Francisco na JMJ Panamá 2019? O tema, a mensagem de motivação e o local do encontro apontam alguns caminhos.

O Panamá será o nono destino e a sétima viagem à América Latina feita pelo papa argentino. Francisco já esteve em Cuba, Equador, Bolívia, Paraguai, México, Colômbia, Chile e Peru. Além do Brasil, sua primeira Viagem Apostólica e primeira JMJ como papa. Compromisso assumido por Bento XVI na jornada anterior em Madri, na Espanha.

Cada vez que o papa latino-americano encontra seu povo, ele faz referência às lutas pela construção do Reino de Deus e combate das desigualdades terrenas. Como padre, bispo e cardeal, Bergoglio sentiu de perto as angústias e dificuldades do povo em busca de dignidade. Por isso, em sua mensagem aos participantes da jornada, Francisco pede a cada jovem generosidade e audácia. “Sair de si mesmo e pôr-se ao serviço dos outros. A nossa vida só encontra sentido no serviço a Deus e ao próximo”, disse o Papa em vídeo.

Será mais uma vez e mais do que nunca uma viagem dedicada à Virgem Maria. O Santo Padre tem o costume de ir até a Basílica de Santa Maria Maior após cada viagem para agradecer a Deus e Nossa Senhora. Além desse costume, a visita ao Panamá terá diversos compromissos ligados à Santa Maria la Antigua, padroeira do país anfitrião. A Cerimônia de Acolhida (24), a Via Sacra (25) e a dedicação altar (26) serão no Campo e na Catedral Basílica de la Antigua.

Outra característica mariana da visita está no tema da Jornada Mundial da Juventude 2019. A frase bíblica atribuída à Maria diante do Anjo Gabriel “Eis a serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38) motivará os jovens no Panamá. Ao olhar o exemplo de Maria, Francisco disse: “Queridos jovens, tende a coragem de entrar, cada um, no próprio interior e perguntar a Deus: Que quereis de mim? Deixai que o Senhor vos fale, e vereis a vossa vida transformar-se e encher-se de alegria.”

Acompanhe no Olhar Vaticano a cobertura completa da Jornada Mundial da Juventude. Estamos no Instagram, Facebook, Twitter e site.

Autor: Thiago Caminada

Jornalista, Mestre em Jornalismo (UFSC). Coordenador do "Olhar Vaticano". Assessor de comunicação, servidor público de carreira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s