JMJ Panamá 2019: Papa Francisco celebrará uma jornada mariana em meio ao seu povo

O papa Francisco se prepara para sua 26ª viagem internacional e sua terceira Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O Santo Padre embarca na próxima quarta-feira (23) de Roma para o Panamá. Além dos compromissos ligados à juventude, o Bispo de Roma se encontrará com autoridades e bispos da América Central. Também presidirá uma liturgia penitencial em um presídio (25) e a missa de dedicação do altar da Catedral Basílica de Santa Maria la Antigua (26).

A agenda completa do Papa foi publicada pelo Vaticano no dia 20 de novembro. Mas o que esperar de Francisco na JMJ Panamá 2019? O tema, a mensagem de motivação e o local do encontro apontam alguns caminhos.

O Panamá será o nono destino e a sétima viagem à América Latina feita pelo papa argentino. Francisco já esteve em Cuba, Equador, Bolívia, Paraguai, México, Colômbia, Chile e Peru. Além do Brasil, sua primeira Viagem Apostólica e primeira JMJ como papa. Compromisso assumido por Bento XVI na jornada anterior em Madri, na Espanha.

Cada vez que o papa latino-americano encontra seu povo, ele faz referência às lutas pela construção do Reino de Deus e combate das desigualdades terrenas. Como padre, bispo e cardeal, Bergoglio sentiu de perto as angústias e dificuldades do povo em busca de dignidade. Por isso, em sua mensagem aos participantes da jornada, Francisco pede a cada jovem generosidade e audácia. “Sair de si mesmo e pôr-se ao serviço dos outros. A nossa vida só encontra sentido no serviço a Deus e ao próximo”, disse o Papa em vídeo.

Será mais uma vez e mais do que nunca uma viagem dedicada à Virgem Maria. O Santo Padre tem o costume de ir até a Basílica de Santa Maria Maior após cada viagem para agradecer a Deus e Nossa Senhora. Além desse costume, a visita ao Panamá terá diversos compromissos ligados à Santa Maria la Antigua, padroeira do país anfitrião. A Cerimônia de Acolhida (24), a Via Sacra (25) e a dedicação altar (26) serão no Campo e na Catedral Basílica de la Antigua.

Outra característica mariana da visita está no tema da Jornada Mundial da Juventude 2019. A frase bíblica atribuída à Maria diante do Anjo Gabriel “Eis a serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38) motivará os jovens no Panamá. Ao olhar o exemplo de Maria, Francisco disse: “Queridos jovens, tende a coragem de entrar, cada um, no próprio interior e perguntar a Deus: Que quereis de mim? Deixai que o Senhor vos fale, e vereis a vossa vida transformar-se e encher-se de alegria.”

Acompanhe no Olhar Vaticano a cobertura completa da Jornada Mundial da Juventude. Estamos no Instagram, Facebook, Twitter e site.

Anúncios

Comentários

Um comentário em “JMJ Panamá 2019: Papa Francisco celebrará uma jornada mariana em meio ao seu povo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s