A foto mostra o Papa sentado de costas observando abaixo os jovens da Jornada Mundial da Juventude com a bandeira de diversos países e mais ao fundo a multidão que participa da cerimônia de acolhida. Em baixo uma faixa em branco com as logos da JMJ e do Olhar Vaticano e com as mensagens: "#OLHARPANAMA2019" em vermelho e logo abaixo em azul "22 a 27 de janeiro"

JMJ Panamá 2019: Jovens como mestres e artesãos da Cultura do Encontro

Em um clima festivo, os jovens no Panamá foram os protagonistas da Cerimônia de acolhida do Papa Francisco, no Campo Santa Maria la Antigua, palco da abertura oficial da Jornada Mundial da Juventude. Entre os ícones da JMJ, apresentações culturais e as saudações dos jovens, o Santo Padre deixou suas alegres palavras de fé e esperança.

Em seu discurso o papa dirigiu-se aos jovens como “amigos”. Iniciou ao lembrar da força renovadora da juventude, inspirada pela força do Espírito Santo que anima a “ir para frente não para criar uma igreja paralela”. Francisco saudou com afeto e pediu palmas aos “jovens que começaram a caminhar antes desta jornada”, os participantes das juventudes indígenas e de descendência africana. O Papa lembrou que eles foram “os primeiros jovens a caminhar na América”. 

O Sumo Pontífice destacou também a harmonia e união do encontre entre a juventude de diferentes nações e línguas proporcionado pela JMJ. Para o Papa, “isso é possível, porque sabemos que há algo que nos une” que é o amor de Deus. Classificou com entusiasmo os jovens como “verdadeiros mestres e artesãos da cultura do encontro”. Por meio de gestos de de sensibilidade, a JMJ e seus jovens desmentem os discursos de divisão. Criticou a desunião e as diferenciações entre as pessoas e povos como algo diabólico e conclamou os peregrinos a serem construtores de pontes e não de muros. Esta é a segunda crítica à crise migratória, no dia de hoje, proferida por Francisco.

Como um bispo de origem sul-americana, o Papa citou a condição financeira de muitos jovens e dos sacrifícios que fizeram para estarem como peregrinos na Cidade do Panamá. Como arcebispo de Buenos Aires, Bergoglio conhece de perto a realidade dos católicos da América Latina. “Sei que chegar até aqui não foi fácil”, mas “o discípulo não é quem chega em algum lugar, mas aquele que começa com decisão”. Francisco lembrou da necessidade de caminhar. “Não tenham medo de arriscar!”

“O cristianismo é Cristo”, repetiu Francisco com os jovens. O Santo Padre apresentou o amor de Deus com um amor que une, cativa, cura e eleva. Referenciou o tema evangélico da jornada “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim a Tua palavra”. E mostrou aos jovens que Maria teve a dar vida ao sonho de Deus. “Que hoje o Panamá seja um canal do sonho de Deus”, desejou em sua conclusão.

A cerimônia de acolhida foi o último compromisso público do dia para o Papa Francisco nesta quinta-feira (24). Às 9h45, no horário local, o Pontífice se encontrou com o presidente panamenho Juan Carlos Varela no Palácio das Garças. Em seguida,  discursou para autoridades, corpo diplomático e representantes da sociedade civil, no Ministério das Relações Exteriores. Ainda na manhã de hoje se encontrou com os bispos da América Central, na igreja São Francisco de Assis.

Na sexta-feira (25), o Francisco celebrará uma liturgia penitencial com os jovens reclusos no Centro Correcional de Menores Las Garças de Pacora e presidirá a Via-Sacra com os jovens da JMJ no Campo Santa Maria la Antigua.

Acompanhe no Olhar Vaticano a cobertura completa da Jornada Mundial da Juventude. Estamos no InstagramFacebookTwitter e site.

Anúncios

Comentários

Um comentário em “JMJ Panamá 2019: Jovens como mestres e artesãos da Cultura do Encontro”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s