A foto mostra uma freira e jovens no primeiro plano com as mãos juntas em oração com expressão de devotos na vigília eucarística. Abaixo uma faixa em branco com as logos da JMJ e do Olhar Vaticano e com a mensagem: "#OLHARPANAMA2019" em vermelho e logo abaixo em azul "22 a 27 de janeiro"

JMJ Panamá 2019: Vigília apresenta testemunhos de doação e reza pelo futuro dos jovens

Um dia de compromissos espirituais. Assim foi o sábado (26) do Papa Francisco no Panamá. Durante a manhã, o Pontífice consagrou o altar da Basílica-Catedral de Nossa Senhora la Antigua, padroeira dos panamenhos. No fim do dia, voltou ao encontro com os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para a vigília, desta vez no Campo São João Paulo II.

Tomando os testemunhos partilhados pelos jovens no início do evento e o exemplo da Virgem Maria, a quem se atribui o tema da jornada, o Papa falou sobre a valorização da vida e a promoção da dignidade humana. Analogias às novas tecnologia da comunicação e informação também marcaram o discurso.

Jovens conectados com a proposta de Salvação
O Papa utilizou das expressões nuvem, tutorial, influencer, aplicativo e redes sociais para propor aos jovens um compromisso com o Reino de Deus. “Sem dúvida, a jovem de Nazaré [Maria] não aparecia nas redes sociais de então, não era uma influencer (influenciadora digital) mas, sem querer nem procurá-lo, tornou-Se a mulher que maior influência teve na história”, exemplificou.

O Santo Padre convidou os jovens a serem influenciadores em meio ao mundo. “Ser um influencer no século XXI significa ser guardião das raízes”. “Sede guardiões de tudo o que permite sentir-nos parte uns dos outros, pertencer-nos mutuamente”, completou Francisco ao associar novamente suas palavras aos povos originários da América.

Forte testemunho em favor da vida
Francisco agradeceu  Erika e Rogelio pelo testemunho de manter a gestação de sua filha Inês com deficiência. O casal e a filha foram abençoados pelo Santo Padre. O Papa frisou o compromisso da Igreja de valorização da vida e da gestação não importando a circunstância da gravidez. “Porventura alguém, pelo fato de ser portador de deficiência ou frágil, não é digno de amor? Porventura alguém, pelo fato de ser estrangeiro, ter errado, encontrar-se doente ou numa prisão, não é digno de amor?”, indagou Bergoglio.

Promoção da vida com dignidade
O jovem Alfredo também foi elogiado pelo testemunho de sua vida em meio às dificuldades do desemprego e desamparo social. O Pontífice voltou a falar nas dificuldades sociais vividas pelos jovens da América Latina. “Sem instrução, é difícil sonhar o futuro; sem trabalho, é muito difícil sonhar o futuro; sem família nem comunidade, é quase impossível sonhar o futuro”, criticou Francisco.

O Santo Padre questionou com firmeza os “mais velhos” sobre as condições de vida e perspectivas de futuro disponibilizadas aos jovens de hoje. Bergoglio sabe do papel fundamental da Igreja na formação da juventude. Em especial os mais carentes assistidos pelas obras de caridade com orfanatos, escolas e oratórios.

Domingo (27) é o último dia da viagem apostólica do Santo Padre ao Panamá. Ele encerrará a Jornada Mundial da Juventude com a missa, às 10 horas no horário brasileiro de verão. Francisco ainda visitará o Lar Bom Samaritano para recitar o Angelus e encontrará os voluntários da JMJ. Antes do fim do dia, o papa embarca do Aeroporto Internacional do Panamá para retornar ao Vaticano.

Acompanhe no Olhar Vaticano a cobertura completa da Jornada Mundial da Juventude. Estamos no InstagramFacebookTwitter e site.

Anúncios

Comentários

5 comentários em “JMJ Panamá 2019: Vigília apresenta testemunhos de doação e reza pelo futuro dos jovens”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s