A imagem mostra o Papa Francisco no papa móvel saudando a multidão de jovens que o rodeia com bandeiras, chapéus nas cabeças e nas mãos e celulares em punho. Abaixo uma faixa em branco com as logos da JMJ e do Olhar Vaticano e com a mensagem: "#OLHARPANAMA2019" em vermelho e logo abaixo em azul "22 a 27 de janeiro"

JMJ Panamá 2019: “Vocês são o agora de Deus”, diz Francisco aos jovens

Os 700 mil peregrinos no Campo São João Paulo II celebraram a primeira Jornada Mundial da Juventude na América Central com a missa de envio. Os fiéis ouviram, do Papa Francisco, uma verdadeira motivação a viverem a fé em Jesus no presente. No final da celebração, o cardeal irlandês Kevin Farrel anunciou em espanhol a próxima JMJ para Portugal, em 2022.

Em sua homilia, Bergoglio ressaltou que “Jesus revela o agora de Deus.” Para o Papa, a ação cristã não deve esperar situações ideias ou perfeitas, mas sim ir ao encontro das necessidades. Comentou sobre as dificuldades em aceitar a ação de Deus através de pessoas mais próximas, como os amigos e familiares.

“Nem sempre acreditamos que Deus seja tão presente”, disse o Papa. “Preferimos um Deus a distancia, um Deus que não incomode. Um Deus domesticado”. Francisco criticou o processo de secularização que afasta do cotidiano as práticas religiosas e as considera inconvenientes. O Santo Padre pregou um Deus e um amor verdadeiro. “Deus é real, porque o amor é real. Deus é concreto, porque o amor é concreto”.

O Papa afirmou aos jovens “vocês não são o futuro”. E disse também “os jovens são o agora de Deus”. Para Bergoglio o período da juventude não é uma sala de espera, uma mera promessa. Criticou também a passividade de muitos jovens que gostam desse comportamento ao fugir de suas responsabilidades. Francisco não quer “um futuro higienicamente bem embalado” ou “um futuro de laboratório”. O Papa diz que “é preciso viver o agora de Deus.”

Para isso, os jovens precisam lutar pelo seu espaço, hoje. “Não amanhã! Hoje”, bradou. O Santo Padre convidou aos peregrinos a sentirem a responsabilidade de sua missão e a se apaixonarem por ela. “Se faltar a paixão do amor, faltará tudo”. O Papa sabe que para trazer vigor à sua Igreja é preciso a força e o comprometimento da juventude. Só com a alegria e a força de jovens comprometidos é que a Igreja em saída se tornará realidade. Ao final, Francisco lembrou o exemplo de doação de Maria e proclamou: “Não é só uma Jornada Mundial da Juventude, é a nossa vida!”

Ainda hoje, o Papa reza o Angelus na obra social Casa Bom Samaritano e se encontra com os voluntários da JMJ, no estádio Rommel Fernandez. O Pontífice embarca com destino à Roma, às 18h no horário local, do Aeroporto Internacional do Panamá. A próxima viagem apostólica do Papa Francisco será aos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 3 e 5 de fevereiro.

Na próxima Jornada Mundial da Juventude, o Olhar Vaticano escreverá na língua da jornada. Mas até lá, continuamos observando o Papa Francisco e o governo da Igreja.

Relembre a cobertura do Olhar Vaticano sobre a Jornada Mundial da Juventude através do Instagram, Facebook, Twitter e site.

Comentários

3 comentários em “JMJ Panamá 2019: “Vocês são o agora de Deus”, diz Francisco aos jovens”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s