JMJ Panamá 2019: “Vocês são o agora de Deus”, diz Francisco aos jovens

Os 700 mil peregrinos no Campo São João Paulo II celebraram a primeira Jornada Mundial da Juventude na América Central com a missa de envio. Os fiéis ouviram, do Papa Francisco, uma verdadeira motivação a viverem a fé em Jesus no presente. No final da celebração, o cardeal irlandês Kevin Farrel anunciou em espanhol a próxima JMJ para Portugal, em 2022.

Em sua homilia, Bergoglio ressaltou que “Jesus revela o agora de Deus.” Para o Papa, a ação cristã não deve esperar situações ideias ou perfeitas, mas sim ir ao encontro das necessidades. Comentou sobre as dificuldades em aceitar a ação de Deus através de pessoas mais próximas, como os amigos e familiares.

“Nem sempre acreditamos que Deus seja tão presente”, disse o Papa. “Preferimos um Deus a distancia, um Deus que não incomode. Um Deus domesticado”. Francisco criticou o processo de secularização que afasta do cotidiano as práticas religiosas e as considera inconvenientes. O Santo Padre pregou um Deus e um amor verdadeiro. “Deus é real, porque o amor é real. Deus é concreto, porque o amor é concreto”.

O Papa afirmou aos jovens “vocês não são o futuro”. E disse também “os jovens são o agora de Deus”. Para Bergoglio o período da juventude não é uma sala de espera, uma mera promessa. Criticou também a passividade de muitos jovens que gostam desse comportamento ao fugir de suas responsabilidades. Francisco não quer “um futuro higienicamente bem embalado” ou “um futuro de laboratório”. O Papa diz que “é preciso viver o agora de Deus.”

Para isso, os jovens precisam lutar pelo seu espaço, hoje. “Não amanhã! Hoje”, bradou. O Santo Padre convidou aos peregrinos a sentirem a responsabilidade de sua missão e a se apaixonarem por ela. “Se faltar a paixão do amor, faltará tudo”. O Papa sabe que para trazer vigor à sua Igreja é preciso a força e o comprometimento da juventude. Só com a alegria e a força de jovens comprometidos é que a Igreja em saída se tornará realidade. Ao final, Francisco lembrou o exemplo de doação de Maria e proclamou: “Não é só uma Jornada Mundial da Juventude, é a nossa vida!”

Ainda hoje, o Papa reza o Angelus na obra social Casa Bom Samaritano e se encontra com os voluntários da JMJ, no estádio Rommel Fernandez. O Pontífice embarca com destino à Roma, às 18h no horário local, do Aeroporto Internacional do Panamá. A próxima viagem apostólica do Papa Francisco será aos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 3 e 5 de fevereiro.

Na próxima Jornada Mundial da Juventude, o Olhar Vaticano escreverá na língua da jornada. Mas até lá, continuamos observando o Papa Francisco e o governo da Igreja.

Relembre a cobertura do Olhar Vaticano sobre a Jornada Mundial da Juventude através do Instagram, Facebook, Twitter e site.

Autor: Thiago Caminada

Jornalista, Mestre em Jornalismo (UFSC). Coordenador do "Olhar Vaticano". Assessor de comunicação, servidor público de carreira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s