A foto mostra o jornalista e criador do site, Thiago Caminada, de camiseta azul à esquerda, e o apresentador do Anuncia-me TV, Luiz Turatti, ao centro de camiseta preta com o texto em amarelo e branco "Eu anuncio! A palavra de Jesus e o amor de Maria". à direita da foto, temos uma luminária em forma de árvore e a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Olhar Anuncia-me: Impressões sobre a Jornada Mundial da Juventude Panamá 2019

A principal missão da Igreja é anunciar o Evangelho. O Papa, por excelência, é o maior e mais próximo anunciador de Cristo. Por isso é chamado de Pontífice: a ponte entre a ação de Deus e da Igreja. Todos os organismos da Cúria Romana têm como vocação serem anunciadores.

Não é por acaso que Olhar Vaticano chega ao YouTube pelo canal Anuncia-me. A observação crítica e jornalística da Santa Sé e de seus órgãos se aproxima do objetivo máximo da Igreja Católica. Por sua vez, os anunciadores orbitarão em um dos valores compartilhados pelo jornalismo e pelo Evangelho: a verdade.

CONFIRA O PRIMEIRO VÍDEO DO OLHAR ANUNCIA-ME SOBRE A JMJ PANAMÁ 2019:

Um Papa desenvolto em suas funções e em seu carisma marcou as aparições de Francisco. Seja na alegria e interação com os jovens em seus discursos e homilias ou no bom humor com os bispos do Secretariado Episcopal da América Latina, o argentino demonstrou sua essência. Um bispo preocupado com as dificuldades de seu povo, forte em suas críticas ao sistema opressor, misericordioso com aqueles que pecam e compenetrado nos momentos de oração. Por fim, um papa alegre. Sem medo de se mostrar contente com a presença dos jovens e com a organização do evento.

Uma Jornada da América Central, nem tanto de toda América Latina. Durante as falas dos animadores, do arcebispo do Panamá Dom Ulloa e de Francisco, o destaque foi o Panamá, país sede, e seus vizinhos do centro da América. Países como Guatemala, Nicarágua, El Salvador e Costa Rica marcaram esta JMJ com a presença de seus jovens e as bandeiras na multidão.

Foi a primeira vez que uma Jornada Mundial da Juventude atravessou o oceano Atlântico e não se concentrou nas suas pontas do Sul e do Norte. É bom recordar que, no continente americano, o Brasil (Rio de Janeiro, 2013), os Estados Unidos (Denver, 1993) e a Argentina (Buenos Aires, 1987) já receberam os jovens peregrinos. Por isso a importância dada ao ineditismo da América Central com o encontro entre os bispos de seu secretariado e a forte influência do santo salvadorenho Óscar Romero.

Panamá e os 700 mil peregrinos ficarão na história recente da Igreja. Agora as atenções dos jovens se voltam para Portugal, sede da próxima Jornada Mundial da Juventude em 2022. Olhar Vaticano e Anuncia-me saem na frente: nos próximos anos, a JMJ falará a nossa língua. Mas até lá, há muito o que se observar e anunciar.


Acompanhe o canal Anuncia-me também pelo Instagram e pelo Facebook.

Anúncios

Comentários

Um comentário em “Olhar Anuncia-me: Impressões sobre a Jornada Mundial da Juventude Panamá 2019”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s