Olhar Anuncia-me: Impressões sobre a Jornada Mundial da Juventude Panamá 2019

A principal missão da Igreja é anunciar o Evangelho. O Papa, por excelência, é o maior e mais próximo anunciador de Cristo. Por isso é chamado de Pontífice: a ponte entre a ação de Deus e da Igreja. Todos os organismos da Cúria Romana têm como vocação serem anunciadores.

Não é por acaso que Olhar Vaticano chega ao YouTube pelo canal Anuncia-me. A observação crítica e jornalística da Santa Sé e de seus órgãos se aproxima do objetivo máximo da Igreja Católica. Por sua vez, os anunciadores orbitarão em um dos valores compartilhados pelo jornalismo e pelo Evangelho: a verdade.

CONFIRA O PRIMEIRO VÍDEO DO OLHAR ANUNCIA-ME SOBRE A JMJ PANAMÁ 2019:

Um Papa desenvolto em suas funções e em seu carisma marcou as aparições de Francisco. Seja na alegria e interação com os jovens em seus discursos e homilias ou no bom humor com os bispos do Secretariado Episcopal da América Latina, o argentino demonstrou sua essência. Um bispo preocupado com as dificuldades de seu povo, forte em suas críticas ao sistema opressor, misericordioso com aqueles que pecam e compenetrado nos momentos de oração. Por fim, um papa alegre. Sem medo de se mostrar contente com a presença dos jovens e com a organização do evento.

Uma Jornada da América Central, nem tanto de toda América Latina. Durante as falas dos animadores, do arcebispo do Panamá Dom Ulloa e de Francisco, o destaque foi o Panamá, país sede, e seus vizinhos do centro da América. Países como Guatemala, Nicarágua, El Salvador e Costa Rica marcaram esta JMJ com a presença de seus jovens e as bandeiras na multidão.

Foi a primeira vez que uma Jornada Mundial da Juventude atravessou o oceano Atlântico e não se concentrou nas suas pontas do Sul e do Norte. É bom recordar que, no continente americano, o Brasil (Rio de Janeiro, 2013), os Estados Unidos (Denver, 1993) e a Argentina (Buenos Aires, 1987) já receberam os jovens peregrinos. Por isso a importância dada ao ineditismo da América Central com o encontro entre os bispos de seu secretariado e a forte influência do santo salvadorenho Óscar Romero.

Panamá e os 700 mil peregrinos ficarão na história recente da Igreja. Agora as atenções dos jovens se voltam para Portugal, sede da próxima Jornada Mundial da Juventude em 2022. Olhar Vaticano e Anuncia-me saem na frente: nos próximos anos, a JMJ falará a nossa língua. Mas até lá, há muito o que se observar e anunciar.


Acompanhe o canal Anuncia-me também pelo Instagram e pelo Facebook.

Autor: Thiago Caminada

Jornalista, Mestre em Jornalismo (UFSC). Coordenador do "Olhar Vaticano". Assessor de comunicação, servidor público de carreira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s