Francisco nos Emirados Árabes: viver as bem-aventuranças nos dias de hoje

Em um estádio lotado pela minoria cristã dos Emirados Árabes, o Papa Francisco presidiu em Inglês a única missa de sua viagem apostólica, nesta terça-feira (05). Na homilia em Italiano, o Santo Padre foi traduzido para Árabe e expressou: “a alegria de vos encontrar é a palavra que vim dizê-los”.

“Vim também para vos agradecer pelo modo como viveis o evangelho”, disse o Papa aos cristãos em Abu Dhabi. O destaque para o respeito e o diálogo entre as religiões foi novamente destacado, assim como no encontro de segunda-feira. Francisco classificou como uma “jubilosa polifonia da fé, é um testemunho que dais a todos e que edifica a Igreja”. Evocou o amor do Espírito Santo à harmonia e diversidade com que vivem os fiéis árabes. “Peço a graça de preservar a paz, a unidade, de cuidar uns dos outros numa bela fraternidade, onde não haja cristãos de primeira classe e de segunda”, orientou o Santo Padre.

Francisco refletiu sobre as bem-aventuranças proclamadas no evangelho para os 125 mil fiéis no  Zayed Sports City e outros milhares que acompanharam a missa por telões ao redor do estádio. “Para Jesus, felizes são os pobres”, destacou Francisco sobre a contradição entre a proposta de Cristo e a felicidade do mundo.

Para Francisco, viver como “felizes” não é estar sempre alegre, mas também suportar as dificuldades do caminho. As bem-aventuranças são um mapa de vida para todos “não são para super-homens” e “não requer gestos fulgurantes”, mas propõe uma “santidade da vida diária”, disse o Papa.

Depois da homilia, católicos de diferentes regiões do oriente rezaram as preces da comunidade em diferentes línguas do oriente Coreano, Konkani e Malayalam (línguas faladas na Índia), Tagalog (língua das Filipinas), Urdu (Paquistão) e também em Francês. Eles pediram a Deus pela paz, pelo Papa, bispos, governantes, autoridades, imigrantes, trabalhadores, doentes e mortos.

O Papa Francisco participou do Encontro Inter-Religioso sobre a Fraternidade Humana, em Abu Dhabi, na segunda-feira (04). No Memorial do Fundador, o Pontífice discursou e, junto do Grande Imã de Al-Azhar xeque Ahmed al-Tayeb, assinou o Documento sobre a fraternidade humana pela paz mundial e a convivência comum. Ainda na terça, Francisco retorna para o Vaticano.

Relembre a cobertura do Olhar Vaticano sobre a viagem aos Emirados Árabes Unidos.

Estamos no InstagramFacebookTwitter e site.

Autor: Thiago Caminada

Jornalista, Mestre em Jornalismo (UFSC). Coordenador do "Olhar Vaticano". Assessor de comunicação, servidor público de carreira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s