A foto apresenta Rebeca no centro de blusa azul com detalhes e azul escuro com o crachá da JMJ. Ao seu lado direito outras duas jovens e ao lado esquerdo outra jovem. Ao fundo muitos peregrinos da JMJ no Panamá com bandeiras.

JMJ Panamá 2019: um sonho e uma conquista

Olá! Meu nome é Rebeca Bembem Ribeiro, tenho 20 anos e sou estudante de jornalismo na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Este ano, fiz a loucura de ir até o Panamá para participar da Jornada Mundial da Juventude. Pra mim, a JMJ foi um compilado de experiências inéditas, marcantes e, acima de tudo, revigorantes.

A primeira novidade em tudo isso foi viajar para fora do Brasil, algo que eu nunca tinha feito na vida. Fazia um ano que estava planejando e pagando por essa viagem, quase tudo sozinha. Participar da JMJ 2019 era um sonho que muitos amigos me ajudaram a realizar. Antes mesmo da Jornada começar, estar lá, para mim, já era uma grande conquista e um motivo para agradecer.

Nas duas semanas que passei na América Central (uma na Costa Rica e uma no Panamá), encontrei um povo alegre e muito acolhedor, o que aqueceu meu coração e tornou a experiência ainda mais bonita pra mim. Também fiz amizades queridas com pessoas de vários países – contato que eu espero levar pra vida.

Também foi a primeira vez que estive em uma Jornada Mundial da Juventude. Eu sabia que era um evento grande, mas me surpreendi. Nunca tinha visto tantas pessoas juntas no mesmo lugar – gente tão diferente e ao mesmo tempo tão unida. Havia bandeiras por toda parte, bandeiras que eu nunca nem tinha visto, assim como gente cantando nas ruas, no metrô, nos ônibus e nos restaurantes. A qualquer hora do dia, mesmo. Foi o que mais me emocionou ao longo de toda a jornada.

As fotos que eu tentei tirar e os vídeos que eu tentei gravar não fizeram jus à realidade em nenhuma das vezes. É um sentimento que se tem ali, naquele momento, e só. Não consigo explicar muito bem, mas sei que vivi tudo ao máximo e tenho as memórias guardadas comigo, e é isso que importa.

Nas vezes em que estivemos com o Papa, as palavras dele pareciam vir diretamente para mim, como se Jesus mesmo estivesse me dando a resposta do que eu estava perguntando. Também foi daqueles momentos bonitos que eu vivi sozinha. Tive muitos desses momentos na JMJ e acho que era exatamente disso que eu precisava. Vi o Papa Francisco de pertinho pela primeira, segunda e terceira vez, o que me fez muito feliz e tornou tudo mais real.

Também andei muito nessa JMJ. Umas dezenas de quilômetros, como nunca tinha andado na vida. O mais bonito era olhar pra frente e pra trás e ver centenas de pessoas a perder de vista, todo mundo junto e indo pro mesmo lugar. Uma bela metáfora da lição que a própria jornada quer ensinar.

Na Vigília, o mais marcante para mim foi o silêncio durante a Adoração Eucarística. Centenas de milhares de pessoas, vindas dos cinco continentes do mundo, unidas em oração e em silêncio absoluto, em reverência. Eu podia ouvir os grilos. Naquele momento, eu só pensava em como Jesus é realmente universal, muito além de qualquer fronteira ou idioma. Realmente coloca os nossos problemas em perspectiva.

O que eu sinto que ganhei como saldo final da JMJ Panamá 2019 foi esperança, confiança e amor. Aprendi que cada jovem é essencial para Jesus e para a Igreja exatamente do jeito que é, porque Deus nos fez como somos com um propósito. O que nos pode fazer realmente felizes é encontrar esse propósito e segui-lo com coragem, o que o Papa Francisco enfatizou bastante.

Além das palavras bonitas, a JMJ foi uma experiência intensa que guardo comigo com carinho e pela qual serei sempre grata.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s