A foto mostra o Papa Francisco focado em segundo plano na janela do apartamento pontifício. Em primeiro plano, está desfocada uma das estátuas da colunata de Bernini.

Papa reza contra o tráfico humano e pede disponibilidade a quem assume cargo na Igreja

Na tradicional oração mariana do Angelus, o Papa Francisco lembrou de Santa Josefina Bakhita, das ações contra o tráfico de pessoas e pediu disponibilidade aos fiéis, em especial àqueles que têm responsabilidade na Igreja. Uma praça São Pedro lotada de fiéis acompanhou as palavras do líder do católicos neste domingo (10).

O Santo Padre recordou a memória litúrgica de Santa Josefina Bakhita (1869-1947), celebrada na sexta (08). Na ocasião, relembrou o 5º Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas. O Papa agradeceu às entidades de combate a esse crime (no Brasil considerado hediondo), em especial às religiosas. Fez um “apelo especial aos governos para que sejam enfrentadas com decisão as causas desse flagelo” e aos fiéis disse que “devemos ajudar denunciando”.

Junto com os fiéis na praça, Francisco rezou a oração de Santa Josefina. Bakhita é de origem sudanesa, mas serviu como escrava na Itália. Durante uma viagem da família que a comprou, ela se hospedou em um convento da ordem Canossiana e se converteu ao cristianismo. Quando a família retornou, Josefina pediu para permanecer no convento e tornou-se religiosa com um testemunho de uma vida de santidade. Em 1º de outubro de 2000, foi canonizada pelo Papa São João Paulo II.

O Santo Padre também refletiu com os fiéis no Vaticano sobre a narração do Evangelho de Lucas do chamado de São Pedro, o primeiro Papa. Ao falar da pesca milagrosa, o Pontífice recordou a boa vontade em jogar as redes após um noite sem pescar nada. “É a atitude da disponibilidade que Jesus pede a seus discípulos, sobretudo aqueles que tem cargo de responsabilidade na Igreja”.

“Ele faz coisas grandes”, disse o Francisco sobre Jesus na vida das pessoas que o aceitam. Por fim, o Papa disse que “o maior milagre não é tanto a rede cheia, é tê-los ajudado [os discípulos] a não cair vítimas da desilusão e do desânimo diante das derrotas”.


| INSTAGRAM| FACEBOOK| TWITTER |

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s