A foto mostra um bispo de costas em primeiro plano. Aparecem apenas seus ombros na batina preta e sua cabeça com o solidéu de cor rosa. No segundo plano um microfone. E mais ao fundo desfocados estão outros bispos e cardeais e o papa Francisco.

Fortes declarações e diretrizes marcam o primeiro dia do encontro de proteção aos menores

Papa Francisco, bispos e fiéis vítimas dos abusos falaram aos participantes nesta quinta-feira (21)

O Papa Francisco abriu o encontro A Proteção dos Menores na Igreja, nesta quinta-feira (21), na nova sala do Sínodo dos Bispos no Vaticano. “O santo povo de Deus nos observa”, disse o Pontífice em forte alusão à necessidade de maior transparência na Igreja para conduzir as denúncias e casos de pedofilia.

O Santo Padre deixou um recado direto aos participantes do evento encontrarem “medidas concretas e eficazes de por em prática”. Para orientar os trabalhos, Francisco deixou “21 Pontos de Reflexão“. São como diretrizes para as práticas e discussões de combate aos abusos de menores. Entre os pontos estão a avaliação psicológica de aspirantes e seminaristas, a criação de procedimentos para casos de crises e denúncias contra bispos e a criação de organismos independentes para as denúncias e investigações.

Destaca-se também a importância dada aos jornalistas no ponto 11: “Consolidar a colaboração com todas as pessoas de boa vontade e com os profissionais dos meios de comunicação para poder reconhecer e discernir os casos verdadeiros dos falsos, as acusações das calúnias evitando rancores e insinuações, fofocas e difamações”

Fortes testemunhos das vítimas

Um vídeo apresentou as declarações de cinco vítimas de abusos sexuais aos menores na Igreja. Os testemunhos, segundo o jornalista Iacopo Scaramuzzi do Vatican Insider, causaram comoção aos bispos no encontro.

A primeira vítima foi um chileno que comparou os abusos a um câncer. “A primeira coisa que fizeram foi tratar-me como um mentiroso, virar as costas para mim e dizer que eu e outros, éramos inimigos da Igreja”, criticou.

Em seguida, uma mulher africana que teve relações com um padre dos 15 aos 28 anos relatou: “Fiquei grávida três vezes e ele me fez abortar três vezes […] Eu tinha medo dele e toda vez que eu me recusava a ter relações sexuais com ele, ele me batia”.

Também foram ouvidos os testemunhos de um sacerdote que foi abusado antes de entrar para o seminário e, anos depois, quando foi denunciar ao bispo e ao núncio apostólico foi insultado e ignorado. Além de um fiel
asiático que também reclamou sobre a postura de encobrir as denúncias e abusos por parte de superiores provinciais e gerais.

Um católico dos Estados Unidos elogiou a postura do cardeal emérito de Chicago Francis George. Ainda assim lamentou sua “plena tomada de consciência da perda total da inocência da minha infância”. (Leia os testemunhos completos no Vatican News.)

Trabalhos seguem até domingo

Durante toda esta quinta (21), o encontro seguiu a dinâmica dos próximos dias: uma apresentação de um convidado, com questionamentos no final e grupos de trabalho divididos por línguas. No dia de hoje, os cardeais Luis Antonio Tagle e Rubén Salazar Gómez e o arcebispo Charles Jude Scicluna falaram aos 190 participantes.

Amanhã (22) será a vez dos cardeais Oswald Gracias e Blase Joseph Cupich e da subsecretária no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida Linda Ghisoni. O encontro segue no Vaticano até domingo (24).

Acompanhe a cobertura do Olhar Vaticano do evento A Proteção dos Menores na Igreja no InstagramFacebook, Twitter e site.

Anúncios

Comentários

4 comentários em “Fortes declarações e diretrizes marcam o primeiro dia do encontro de proteção aos menores”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s