“Precisamos nos libertar dos tentáculos do consumismo e dos laços do egoísmo”, diz Francisco na Missa de Quarta-Feira de Cinzas

O Papa Francisco presidiu no dia de hoje (06) a Missa de Quarta-Feira de Cinzas. Na homilia da celebração de abertura da Quaresma, o Santo Padre convidou os católicos a abandonarem as coisas terrenas e se voltarem para Deus.

Francisco definiu o tempo penitencial de 40 dias como um período para “abrandar o ritmo da vida” e “jejuar do supérfluo que distrai”. O Pontífice disse a ainda que a Quaresma serve como “despertador da alma”, “um tempo para retomar o caminho” e “tempo de graça para libertar o coração das nulidades, tempo de cura de dependências que nos seduzem”.

Ao utilizar o símbolo da celebração, o Santo Padre pediu aos fiéis que não se perdessem nas cinzas daquilo que é terreno, fugaz e se dissolve em pó, mas se concentrassem nas coisas de Deus que são como o fogo. Para o Papa, “as realidades terrenas dissipam-se como poeira no vento”.

“A esmola, a oração e o jejum reconduzem-nos as únicas três unidades que não se dissipam:” a Deus, aos irmãos e a si mesmo, disse Francisco. O Pontífice explicou que as três virtudes quaresmais ajudam aos fiéis a se libertarem das coisas humanas. A oração liberta da vida sem Deus, a caridade do egoísmo e o jejum liberta do mundanismo.

“Precisamos nos libertar dos tentáculos do consumismo e dos laços do egoísmo de querer sempre mais e não nos contentarmos jamais”, criticou. Francisco atacou também a cultura da aparência como “um grande engano” ao se apegar em coisas passageiras.

A cerimônia de Cinzas iniciou com a procissão penitencial da Igreja de Santo Anselmo em Aventino até a Basílica de Santa Sabina. Após a homilia, o Papa Francisco impôs as cinzas em colaboradores da Cúria Romana, religiosos e alguns fiéis.

| INSTAGRAM| FACEBOOK| TWITTER |

Autor: Thiago Caminada

Jornalista, Mestre em Jornalismo (UFSC). Coordenador do "Olhar Vaticano". Assessor de comunicação, servidor público de carreira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s