A foto mostra o papa Francisco de roxo impondo as cinzas em um cardeal de vermelho curvado de cabeça baixa.

“Precisamos nos libertar dos tentáculos do consumismo e dos laços do egoísmo”, diz Francisco na Missa de Quarta-Feira de Cinzas

O Papa Francisco presidiu no dia de hoje (06) a Missa de Quarta-Feira de Cinzas. Na homilia da celebração de abertura da Quaresma, o Santo Padre convidou os católicos a abandonarem as coisas terrenas e se voltarem para Deus.

Francisco definiu o tempo penitencial de 40 dias como um período para “abrandar o ritmo da vida” e “jejuar do supérfluo que distrai”. O Pontífice disse a ainda que a Quaresma serve como “despertador da alma”, “um tempo para retomar o caminho” e “tempo de graça para libertar o coração das nulidades, tempo de cura de dependências que nos seduzem”.

Ao utilizar o símbolo da celebração, o Santo Padre pediu aos fiéis que não se perdessem nas cinzas daquilo que é terreno, fugaz e se dissolve em pó, mas se concentrassem nas coisas de Deus que são como o fogo. Para o Papa, “as realidades terrenas dissipam-se como poeira no vento”.

“A esmola, a oração e o jejum reconduzem-nos as únicas três unidades que não se dissipam:” a Deus, aos irmãos e a si mesmo, disse Francisco. O Pontífice explicou que as três virtudes quaresmais ajudam aos fiéis a se libertarem das coisas humanas. A oração liberta da vida sem Deus, a caridade do egoísmo e o jejum liberta do mundanismo.

“Precisamos nos libertar dos tentáculos do consumismo e dos laços do egoísmo de querer sempre mais e não nos contentarmos jamais”, criticou. Francisco atacou também a cultura da aparência como “um grande engano” ao se apegar em coisas passageiras.

A cerimônia de Cinzas iniciou com a procissão penitencial da Igreja de Santo Anselmo em Aventino até a Basílica de Santa Sabina. Após a homilia, o Papa Francisco impôs as cinzas em colaboradores da Cúria Romana, religiosos e alguns fiéis.

| INSTAGRAM| FACEBOOK| TWITTER |

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s