A foto mostra o Papa Francisco acenando com a mão direita e sorrido na janela do quarto pontifício.

Ganância, glória humana e instrumentalizar Deus são obras de Satanás que nos separam de Deus, diz Papa Francisco

O Papa Francisco esteve domingo (10) para rezar a oração do Angelus com os fiéis na Praça São Pedro. Em sua reflexão, o Papa falou sobre a experiência de Jesus no deserto.

Francisco classificou as tentações de transformar pedra em pão, tornar-se um Messias poderoso e manifestar de forma espetacular o poder de Deus como três caminhos que o mundo sempre propõe. “A ganância de ter, a glória humana e a instrumentalização de Deus”, seriam as propostas mundanas “para alcançar sucesso e felicidade”.

A primeira tentação, segundo o Santo Padre, é ganância de possuir. Francisco a definiu como “parte da natural e legítima necessidade de se alimentar, de viver, de ser feliz”. No entanto, fazendo tudo isso sem Deus e sem observar as necessidades dos irmãos.

A estrada da glória humana é a segunda tentação mostrada por Francisco à luz do evangelho. “Pode se perder toda a dignidade pessoal quem se deixa corromper pelos ídolos do dinheiro, do sucesso e do poder”, disse o Papa. Mas essa é “uma alegria vazia que logo desaparece”, sentenciou.

A terceira e última tentação proposta pelo diabo a Jesus e oferecida pelo mundo à humanidade é instrumentalizar Deus para sua própria vontade. Para o Santo Padre essa é “a tentação mais sútil, pedindo graças à Deus para satisfazer nosso orgulho”.

Francisco falou aos fiéis que essas tentações “nos separam de Deus, porque são obras de Satanás”. Mais uma vez chamou a atenção as palavras do Papa argentino ao se referenciar diretamente ao diabo. Postura que tem a marca pessoal de Bergoglio, conhecido por ser autêntico e não utilizar meias palavras.

Para o Santo Padre, o combate à essas três tentações vêm da “vida interior, a fé em Deus e a certeza de seu amor”. Na conclusão do Angelus, o Pontífice desejou a todos um rico caminho quaresmal e pediu orações, como de costume, para si, mas também para a Cúria Romana que iniciarão os exercícios quaresmais ainda na noite deste domingo (10). O exercícios quaresmais da Cúria são um retiro espiritual para preparar os mais altos funcionários da Igreja para celebrarem a Páscoa, maior festa cristã.


| INSTAGRAM| FACEBOOK| TWITTER |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s