Domingo de Ramos: Papa fala da batalha espiritual combatida através do silêncio

A Semana Santa no Vaticano começou com a celebração de Ramos e da Paixão presidida pelo Papa Francisco, na praça São Pedro. Esta semana é para os cristãos de todo o mundo o ápice das práticas de fé e piedade. Neste domingo (14), a liturgia recorda dois momentos: a entrada de Jesus em Jerusalém com a solene procissão e sua crucificação e morte na leitura do Evangelho.

No início de sua homilia, o Santo Padre lembrou esta dualidade da missa ao recordar que “este duplo mistério acompanha a entrada da Semana Santa”. Com esta motivação o Papa convidou os fiéis, em sintonia com a festividade litúrgica, a “acompanhar com fé o caminho do nosso Salvador e ter sempre presente o grande ensinamento da sua Paixão como modelo de vida e de vitória contra o espírito do mal”.

Esta batalha espiritual entre Deus e o diabo, entre a humanidade e as tentações mundanas foi o principal tema refletido por Francisco. O Papa lembrou que na entrada triunfal de Jesus na Cidade Santa o maligno havia “uma carta para jogar: a carta do triunfalismo, e o Senhor respondeu permanecendo fiel ao seu caminho, o caminho da humildade.”

O Santo Padre orientou os fiéis a permanecerem firmes e em silêncio diante das tentações e dificuldades da vida. “Nos momentos de escuridão e grande tribulação, é preciso […] ter a coragem de calar […]. A mansidão do silêncio far-nos-á aparecer ainda mais frágeis, mais humilhados, e então o demônio ganha coragem e sai a descoberto. Será necessário resistir-lhe em silêncio, conservando a posição”, aconselhou Francisco. “É a hora de Deus. E, na hora em que Deus entra na batalha, é preciso deixá-Lo agir”, concluiu sobre a batalha espiritual.

No Domingo de Ramos, também se lembra o Dia Mundial dos Jovens, evento de menor proporção, mas em consonância com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Aos jovens na praça São Pedro Francisco falou: “não vos envergonheis de manifestar o vosso entusiasmo por Jesus, gritar que Ele vive, que é a vossa vida. Mas, ao mesmo tempo não tenhais medo de O seguir pelo caminho da cruz. E, quando sentirdes que vos pede para renunciardes a vós mesmos, para vos despojardes das próprias seguranças confiando-vos completamente ao Pai que está nos céus, então alegrai-vos e exultai!”

A Semana Santa iniciada hoje tem suas principais celebrações no Tríduo Pascal, na próxima quinta (18), sexta (19) e sábado (20). O Olhar Vaticano acompanhará os passos do Papa Francisco e você pode acompanhar nossa cobertura no site e nas nossas redes sociais lincadas abaixo.


| INSTAGRAM| FACEBOOK| TWITTER |

A foto mostra o Papa Francisco de capa vermelha com os bispos e cardeais empunhando ramos para a procissão deste domingo.
Domingo de Ramos. Créditos: Vatican Media.

Autor: Thiago Caminada

Jornalista, Mestre em Jornalismo (UFSC). Coordenador do "Olhar Vaticano". Assessor de comunicação, servidor público de carreira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s