Semana Santa: Uma Via-Sacra do Papa recorda sofrimento de mulheres e refugiados

Na noite desta Sexta-Feira Santa (19), o Papa Francisco presidiu a Solene Via-Sacra no Coliseu, em Roma. Todos os anos uma pessoa ou grupo de pessoas são convidados a compor as motivações das 14 estações que relembram o caminho de Cristo até a morte. Em 2019, a escolhida foi a Irmã Eugenia Bonetti, Missionária da Consolata e ativista contra o tráfico humano e dos direitos da mulher.

Com seu testemunho e vivência, Irmã Eugenia tratou das diversas formas de violência contra as mulheres, em especial as mães e crianças refugiadas e emigradas. A missionária lembrou “os sem-abrigo, os jovens sem esperança, sem emprego nem perspetivas, os imigrantes obrigados a viver nas barracas à margem da nossa sociedade, depois de terem enfrentado tribulações inauditas.” Tratou também do tráfico humano e de órgãos, dos abusos e violências contra a mulher e das mães de refugiados.

Na conclusão da Via-Sacra o Papa Francisco lembrou a cruz de todos os cristão nas dificuldades e pecados do dia-a-dia. Concedeu a benção aos presentes e concluiu a tradicional procissão da Sexta-Feira Santa.

No Sábado de Aleluia (20), o Papa presidirá a Solenidade da Vigília Pascal. No Domingo de Páscoa, Francisco celebra a missa da ressurreição e concede a benção Urbi et Orbi.

O Olhar Vaticano segue os passos da Papa Francisco na Semana Santa. Acompanhe nossa cobertura no InstagramFacebookTwitter e site.

A foto mostra em primeiro plano uma tocha. No segundo plano aparece o palco onde está o Papa Francisco sentado de costas e mais ao fundo a multidão e o Coliseu.
Via-Sacra no Coliseu. Créditos: Vatican Media.

Autor: Thiago Caminada

Jornalista, Mestre em Jornalismo (UFSC). Coordenador do "Olhar Vaticano". Assessor de comunicação, servidor público de carreira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s