Igreja aguarda reforma da Cúria e Papa age com cautela

Esperada para o último sábado (29), a publicação da Constituição Apostólica Praedicate Evangelium (Proclamar o Evangelho) ficou para mais tarde. O dia foi marcado pela tradicional e solene liturgia de São Pedro e São Paulo, mas se tornou ‘comum’ para quem esperava a Reforma da Cúria Romana. As últimas notícias são de que o C6, grupo de cardeais responsáveis pela reforma, entregaram a redação final do texto no sábado, após revisões e alterações solicitadas por especialistas.

Enquanto a Igreja espera pela reforma da Cúria, o Papa Francisco age com cautela e sem dar ouvidos aos seus opositores e adversários. Seus passos são curtos, mas firmes e focados na meta da Evangelização. Uma Igreja em saída, como o próprio Pontífice diz.

Em entrevistas exclusivas para o Olhar Vaticano, os bispos dom Wilson Jönck, arcebispo de Florianópolis, e Rafael Biernaski, bispo de Blumenau, traduziram o sentimento dos cardais e bispos de todo o mundo: a Reforma da Cúria vai além da estrutura curial na administração da Igreja e sua necessidade é iminente.

Oposição desarticulada
Enquanto Francisco parece inabalável, seus opositores se desarticulam com o conflito de interesses e a união conservadora parece rompida. Antes mesmo da declaração de Bento XVI em favor da unidade da Igreja e de seu sucessor, o cardeal Raymong Burke rompeu com o ex-guru de Donald Trump, Steve Bannon. O cardeal dos Estados Unidos e cedeu uma casa para a formação de um instituto conservador em plena Cidade Eterna, mas o órgão não se efetivou. Agora, as diferenças entre os dois pesaram e Burke criticou Bannon nos jornais.

Mais um ponto para o Papa Francisco. O Santo Padre vem atualizando e regulamentando os procedimentos contra pedofilia e controlando as operações financeiras do Banco do Vaticano (IOR). Além disso, não se pode arriscar a data para a promulgação de sua reforma, mas ela, além de necessária e urgente, é de inevitável.


| INSTAGRAM| FACEBOOK| TWITTER |

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s