A foto mostra o padre Pedro Arrupe à direita de batina preta, ao seu lado e olhando para frente está o Papa Paulo VI.

Pode me Chamar de Francisco: General Pedro Arrupe, o superior dos Jesuítas

Vigésimo sétimo sucessor de Santo Inácio de Loyola, o padre Pedro Arrupe foi o Superior Geral da Companhia de Jesus de 1965 a 1983. Apresentado na série Pode me Chamar de Francisco como General Arrupe, o sacerdote espanhol escolhe o jovem Jorge Mario Bergoglio para ser o Superior Provincial dos Jesuítas na Argentina e Uruguai entre 31 de julho de 1973 e 8 de dezembro de 1979.

Forte com a Doutrina e flexível com a humanidade“. Esta marcante descrição de Francisco é dita na série do Netflix por Arrupe e é dita para justificar a escolha de Bergoglio para o cargo. Uma definição pontual e fiel do padre Jorge e atual Papa Francisco: alguém que não fere a Doutrina da Igreja, mas também não abandona os corações feridos.

O jornalista argentino Armando Rubén Puente fala no livro Yo, argentino que o padre Arrupe estava muito preocupado com as guerrilhas, terrorismo e golpes de Estado na América Latina e, por isso, nomeou Bergoglio em sua visita pelo continente.

Pedro Arrupe nasceu em Bilbau no ano de 1907. Entra para a Companhia de Jesus (Jesuítas) e se ordena sacerdote em 1936. Assim como Bergoglio, desejou ir ao Japão como missionário e foi atendido em seus pedidos no ano de 1938. Passou por diversas dificuldades, inclusive ao sobreviver à bomba atômica de Hiroshima. É escolhido para ser Superior Geral da Companhia de Jesus em 1965 e permanece até 1983, quando sofre uma trombose cerebral e deixa o cargo.

Missionário, entusiasta do Concílio Vaticano II, animador de seus companheiros e grande intelectual. Essas característica marcaram a vida de Arrupe até sua morte em 1991. Sua fama de santidade é notória e um site recolhe memórias e testemunhos de pessoas que conviveram com o padre espanhol ou pediram sua intercessão em alguma necessidade.

O atual Superior Geral dos Jesuístas é o padre venezuelano Arutro Sosa, 31º ocupante do cargo máximo na Companhia de Jesus. No cargo desde 2016, Sosa conheceu o padre Arrupe quando era seminarista em Roma e se tornou seu grande admirador.


| INSTAGRAM| FACEBOOK| TWITTER |

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s