A foto mostra o papa Francisco ao lado de uma criança e segurando uma rosa que ganhou dela. Enquanto centenas de crianças ao seu redor sorriem.

Francisco em Madagascar: uma viagem de muitos gestos e poucas palavras

O Papa Francisco está em Madagascar desde a última sexta-feira (06). Depois da visita de três dias a Moçambique, o Pontífice seguiu para a ilha africana e participou de encontros com autoridades civis e eclesiásticas, jovens e trabalhadores desde o sábado (07). Nos 12 compromissos da agenda oficial no país, o Santo Padre deixou de lado grandes discursos e homilias e até suas mensagens preparadas com antecedência para falar de improviso, cumprimentar as pessoas e ouvir suas histórias.

Francisco é um pastor com cheiro de ovelha. Se aproxima, toca, ouve cada pessoa que o busca. Fala pouco, mas suas palavras são certeiras com mensagens de alegria, esperança e, às vezes, grandes orientações a seguir. Em Madagascar, Bergoglio parece ser ele mesmo: o bispo das periferias.

Em Akamosoa, a Cidade da Amizade, o Santo Padre pareceu se comunicar com gestos, olhares e palavras com cada criança presente no encontro deste domingo (08). No estaleiro de Mahatzana, ao invés de um grande discurso, preferiu rezar a Deus como Pontífice pelos trabalhadores e suas famílias. “Pai, criai entre os trabalhadores um espírito de verdadeira solidariedade”, clamou Francisco (leia a oração completa).

Na missa celebrada no Campo Diocesano de Soamandrakizay, na capital de Madagascar, o Papa também falou dos laços de fraternidade como solução para os problemas. “Se olharmos ao nosso redor, quantos homens e mulheres, jovens, crianças sofrem e estão literalmente privados de tudo! Isto não faz parte do plano de Deus”. Francisco disse ser o convite de Jesus para “morrer para os nossos confinamentos, os nossos orgulhosos individualismos, a fim de deixar triunfar o espírito de fraternidade”.

O Papa Francisco viajará amanhã para seu último destino em sua terceira viagem pela África. Nesta segunda-feira (09), o Santo Padre celebrará uma missa e participará de encontros em Maurício. Na terça (10), regressará a Roma.

Acompanhe os passos no Papa Francisco através do Olhar Vaticano. Acesse no Facebook, Instagram, Twitter e site.

Créditos: Vatican Media

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s