A foto mostra o então cardeal e arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, com padre Pepe um dos líderes do movimento curas villeros., os padres das favelas argentinas

Pode me chamar de Francisco: os padres das favelas

Os Curas Villeros, ou Padres das Favelas é um grupo de sacerdotes argentinos comprometidos com o trabalho pastoral nas periferias. Esses padres aparecem em duas ocasiões na série Pode me Chamar de Francisco, trama biográfica de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco.

A primeira é quando Bergoglio como superior provincial dos jesuítas visita os padres Franzs Jalics e Orlando Yorio durante a ditadura e os adverte sobre os perigos da relação com o povo e guerrilheiros infiltrados. Esta proximidade e convivência fraterna entre clérigos e fiéis é uma das grandes características do movimento argentino.

Depois, no último episódio da série original Netflix, os curas villeros são destaque na disputa entre os moradores da comunidade Villa 31, “Retiro“, e as forças do governo argentino para expulsá-los de suas casas. Como bispo auxiliar de Buenos Aires, Bergoglio visita a comunidade, conversa com os habitantes locais e com os padres favelados para compreender a disputa. Em meio a negociações e articulações promovidas pelo futuro Papa, o bispo convence o então arcebispo Antonio Quarracino para ir até a comunidade e presidir a missa em uma das cenas mais emocionantes da trama.

Tanto como bispo auxiliar e depois arcebispo de Buenos Aires, Jorge Bergoglio sempre foi conhecido como obispo villero. Além de ser o maior incentivador ao fazer crescer o grupo que quase se extinguiu na década de 1990, Bergoglio visitava com frequência as comunidades periféricas da capital argentina.

Em episódio recente, a Equipo de Curas de Villas y Barrios Populares de Provincia y Capital se pronunciou durante as eleições presidenciais na Argentina para defenderem o Papa Francisco. Publicaram uma carta pedindo aos candidatos que não se utilizassem da imagem do Pontífice para campanhas políticas.


| INSTAGRAM| FACEBOOK| TWITTER |