A foto mostra o papa Francisco fazendo a saudação budista a um monge.

Francisco na Tailândia: é tempo de imaginar a lógica do encontro e do diálogo

O Papa Francisco está no quarto dia de sua Viagem Apostólico na Ásia. Nesta sexta-feira (22), o Santo Padre cumpriu sua agenda em Bangcoc, capital da Tailândia. O dia foi marcado por encontro com líderes religiosos católicos e de outras igrejas e religiões, um evento privado com os jesuítas e encerrou com a missa aos jovens na Catedral da Assunção.

O Papa voltou a se encontrar com líderes budistas e de outras denominações cristãs e religiosas na Universidade Chulalongkorn. Para Francisco, o diálogo e cooperação entre as religiões se torna cada vez mais necessário na atualidade. O Papa disse ser o ” tempo de ousar imaginar a lógica do encontro e do diálogo mútuo como caminho, a colaboração comum como conduta e o conhecimento recíproco como método e critério. E, assim, oferecer um novo paradigma para a resolução dos conflitos, contribuir para o entendimento entre as pessoas e para a salvaguarda da criação”.

“O mundo de hoje enfrenta problemáticas complexas, como a globalização econômico-financeira e as suas graves consequências no desenvolvimento das sociedades locais; os rápidos progressos, que aparentemente promovem um mundo melhor, coexistem com a trágica persistência de conflitos”, definiu o Santo Padre.

No encontro inter religioso, Francisco lembrou o primeiro chefe de Estado não cristão recebido no Vaticano pelo Papa Leão XIII, há 122 anos. O rei tailandês Chulalongkorn. nome da universidade que sediou o evento.

No fim do dia, o Pontífice presidiu uma missa para os jovens na Catedral da Assunção. Em sua homilia, Francisco disse aos presentes: “sois uma nova geração, com novas esperanças, sonhos e interrogativos; seguramente também com algumas dúvidas, mas, enraizados em Cristo, convido-vos a manter viva a alegria e a não ter medo de olhar para o futuro com confiança.”

No sábado (23), o Papa Francisco se despede da Tailândia e segue para Tóquio, no Japão. E ainda no mesmo dia participa da cerimônia de boas vindas e se encontra com os bispos na Nunciatura. A viagem segue por outras três cidades japonesas até a terça-feira (26).

Acompanhe a cobertura da viagem à Tailândia e Japão no Olhar Vaticano. Curta nossa fanpage e acesse nosso site.

Francisco na Catedral da Assunção, Bangcoc. Créditos: Vatican News.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s