Quinta-Feira Santa: Francisco celebra Ceia do Senhor sem povo e sem lava-pés

Desde que o Papa Francisco assumiu a diocese de Roma esta é a primeira vez que ele preside a missa da Ceia do Senhor na Basílica São Pedro, na quinta-feira Santa. Assim como na época de arcebispo de Buenos Aires, Bergoglio celebrava com doentes, idosos, presidiários e refugiados de sua diocese. As imagens de uma basílica vazia; de um Papa tão próximo do povo e de suas fragilidades isolado; as portas do templo fechadas ao enclausurar um homem da Igreja que a quer em saída, fazem desta quinta, 9 de abril, um dia histórico em uma instituição milenar.

Em sua homilia o Papa Francisco resumiu a celebração da Ceia do Senhor em três palavras: eucaristia, serviço e unção. A eucaristia é trazer Deus dentro de si “a ponto de Ele próprio nos dizer que, se não comermos o seu Corpo e não bebermos o seu Sangue, não entraremos no Reino dos Céus”. O serviço como “um procedimento que é condição para entrar no Reino dos Céus. Servir, sim; servir a todos.”

Ao lembrar da unção, o Papa recordou dos sacerdotes de todo o mundo. “Hoje tenho-vos muito presente no meu coração, e levo-vos ao altar. Sacerdotes caluniados. Nos nossos dias sucede, com frequência, não poderem caminhar pela estrada sem ter de ouvir coisas ruins que lhes dizem, relativas ao drama vivido com a descoberta dos sacerdotes que fizeram coisas ruins. Diziam-me alguns que não podem sair de casa com o cabeção, porque os insultam; e eles continuam. Sacerdotes pecadores, que, juntamente com os bispos pecadores e o Papa pecador, não se esquecem de pedir perdão e aprendem a perdoar, porque sabem que precisam de pedir perdão e de perdoar. Todos somos pecadores.”

O Papa Francisco celebra amanhã a Paixão de Cristo e a Via Sacra. No sábado, a Vigília Pascal e domingo a benção e missa. Todos os compromissos sem povo e transmitidos pelos meios de comunicação vaticanos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s