Coronavírus adia Jornada Mundial da Juventude de Lisboa para 2023

Agosto de 2023 é a nova data da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, Portugal. O anúncio foi oficializado pelo Comitê Organizador Local (COL-Lisboa) e pelo Dicastério para os Leigos, Família e a Vida em decorrência da pandemia de coronavírus (COVID-19).

Mais do que dificultar os preparativos locais para a JMJ, o controle mundial da doença ainda é muito incerto. Dez meses após o primeiro caso registrado na China, os eventos em todo o mundo acontecem de maneira restrita com distanciamento, regras sanitárias e controle no número de participantes. No Vaticano, as audiências com o Papa Francisco tem número restrito de público e todos que visitam a Cidade-Estado tem a temperatura corporal aferida nos portões.

Entrega dos símbolos em novembro de 2020
A entrega da Cruz e do ícone de Nossa Senhora também teve sua data alterada para o próximo mês. A cerimônia será dia 22 de novembro de 2020, Solenidade de Cristo Rei, no Vaticano. Este ano, a entrega teria a data de 5 de abril, mas a pandemia também alterou esta tradição já que a missa de Ramos do Papa Francisco em 2020 foi na Basílica São Pedro vazia. A entrega dos símbolos da JMJ realizada pelo Papa aos organizadores da próxima Jornada tem como tradição acontecer no Domingo de Ramos do ano seguinte à última edição mundial do evento.

JMJ em Agosto
Com o lema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, a JMJ Lisboa 2023 será em um mês incomum da realização das jornadas. Nas edições anteriores, a jornada acontecia em julho, em conformidade com as férias escolares/universitárias dos jovens. O Panamá, em 2019, foi o primeiro país a quebrar o costume com a realização da JMJ em janeiro dos dias 22 a 26.

Em 2023, a data será agosto, durante o verão europeu. Para os brasileiros, o adiamento da Jornada Mundial da Juventude é vantajoso, pois os jovens de países com moedas mais fracas (caso do real) têm mais tempo para levantar os custos da viagem. Além disso, a JMJ Lisboa será em nossa língua e Portugal é um dos destinos aéreos na Europa mais próximos do Brasil.

Autor: Thiago Caminada

Jornalista, Mestre em Jornalismo (UFSC). Coordenador do "Olhar Vaticano". Assessor de comunicação, servidor público de carreira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s